Pular para o conteúdo principal

Mari Scotti

Entrevista com a escritora Mari Scotti, apaixonada por livros, mas só conseguiu descobrir seu dom para escrever livros depois de conhecer a Saga Crepúsculo. Ela toca e canta em uma banda e é apaixonada por romance de épocas. Veja as perguntas e respostas da nossa conversa: 

Obs: é uma resposta melhor que a outra, muito interessante e impressionante também!!!

1- Quando você começou a escrever? E qual foi o motivo?
Comecei a gostar de histórias porque quando eu era criança a biblioteca da minha
escola não tinha muitos títulos para a minha idade e minha mãe começou a
escrever livros e me dava para ler. Era tão divertido, porque eu lia enquanto a
história era criada e ficava ávida por mais. Isso criou uma admiração enorme pela
minha mãe e eu decidi que queria ser como ela, uma escritora. Muito nova,
confio que tinha uns 8 ou 10 anos, iniciei fazendo poemas e pequenas prosas que
fui aprimorando com o tempo. Aos 15 até tentei escrever um livro completo, mas
minha mãe, professora de Língua Portuguesa, formada em Publicidade e
Propaganda e mestre revisora (me ferrei!), além de escritora, corrigiu meus
textos e eu decidi que não tinha o dom da escrita de tanta caneta vermelha que
apareceu no meu caderno!
Alguns anos mais tarde, comecei a namorar um rapaz que se dizia escritor, mas
ele era sempre o protagonista (usava seu próprio nome) e suas namoradas eram
o par em seus livros e eu pensei: acho que consigo fazer isso.
Voltei a tentar. Então, descobri que comecei a história com a protagonista sendo
loira e guitarrista e terminei com ela sendo uma morena pianista. Eu era tão boa
nisso! Nossa.
Desisti de novo.
Somente após conhecer a escrita da Stephenie Meyer, em 2008, foi que eu
descobri a minha linguagem. Eu curtia mesmo era os detalhes das histórias, me
aprofundar no sentimento, nos problemas, obstáculos e resoluções. Voltei a
escrever, mas desta vez, fanfics.
As postava em um site que eu era administradora: Twilight Brasil Fanfics e em
diversos outros e com o tempo, fui ganhando confiança e sendo incentivada pelos
meus leitores a tentar escrever histórias com personagens originais. Em 2013
lancei meus primeiros livros e, graças a tantos incentivos, não parei mais.
Sei que foi uma bíblia, mas na verdade, foi um resuminho :P.

2- Qual assunto você mais gosta de escrever?
Consequências. Acho que todos os meus livros tem um pouco disso: aquele
personagem que decide fazer uma coisa e aquela decisão ferra ele todo durante o
resto do livro, até que tudo se resolve.

3- Você escuta música quando está escrevendo? Quais gêneros normalmente
escuta? 
Quase nunca. Eu acabo me empolgando com a música, ou começo a cantar ou
fico assistindo o vídeo e não escrevo. Meu melhor momento é quando há
bastante silêncio.
Quando escuto, gosto de músicas cristãs, preferencialmente Hilsong,
Planetshakers, Casa worship, Ministério Ipiranga, Gabriel Guedes, Gabriela Rocha,
Isaias Saad e outros.

4- Inspirações? Algo de momento? Alguma pessoa? Fica planejando muito antes
de escrever? Se influencia em algo?
A vida me inspira. Às vezes um programa de TV. Ou uma situação em família.
Muitos dos meus livros vieram do nada, eu anotei num rascunho e planejei
depois.
Meus protagonistas são pessoas que surgem na minha cabeça, e eu pesquiso
bastante pra criar ou repaginar suas personalidades e defeitos. Minha influencia
são outros livros, histórias reais e fictícias, detalhes do cotidiano.

5- Você acha que alguma das histórias de seu livro te define ou algum dos
personagens é mais parecido com você? 
O livro que mais se aproxima da minha personalidade é o Encontre-me no
passado. Eu sofri um duro golpe da vida, comprei um apartamento – meu sonho
era morar sozinha – e quando conversei com o antigo dono, confessei que tenho
fobia de insetos, principalmente baratas. Ele me garantiu que o condomínio e o
apartamento estavam livres de insetos, que o local era perfeito pra mim.
Comprei. Dedetizei 4 vezes porque apareceram várias baratas, mas eu confiei que
fosse só porque o apartamento estava fechado.
Me mudei.
15 dias depois voltei para a casa dos meus pais, chorando dentro do Uber, porque
apareceram tantas baratas que eu não conseguia nem dormir mais. E descobri,
que o condomínio sofre com isso sim e o antigo dono mentiu pra mim. Eu
denunciei e parece que o condomínio já esta corrigindo este problema, ufa.
Fiquei tão brava que criei uma personagem com fobia, que se mudou pra um
lugar cheio de baratas – mas não tinha opção de voltar para a casa dos pais – e
um cara surgiu, do nada, dentro do apartamento, dizendo que ali era seu
escritório de advogado. E bem, ele se vestia como que saído do século retrasado.
Eu precisava romantizar minha ira.
Essa protagonista é um pouco parecida comigo, às vezes me arrependo, mas eu
me diverti muito com a história.
As outras histórias têm um pouquinho de mim, dos meus valores, um pouco da
minha alegria e drama também.

6- Teve bloqueios e dificuldades quando estava escrevendo? Tem algum exemplo
das dificuldades que encontrou?
Estou vivendo um enorme bloqueio nos últimos quatro anos. Desde que minha
sobrinha nasceu, eu não consigo silêncio suficiente para me concentrar. Tenho
buscado cursos, dicas de outros autores, me obrigado a sentar e escrever, porque
é o que amo fazer e não posso continuar parada no tempo.

7- Estratégias para escrever? Quais? 
Hm... quando venço a preguiça, eu crio uma planilha gigantesca com todos os
dados dos personagens principais, secundários, suas famílias e detalhes da trama.
Depois disso, crio um cronograma com resumo de cada capítulo e pontos de
virada.

8- Que programa você usa para escrever? 
Word.

9- Em quais plataformas o seu livro está publicado?
Os livros independentes estão na Amazon e os físicos, em todas as livrarias
digitais brasileiras.

10- Você tem livro físico? 
Sim, a trilogia Neblina e Escuridão foi lançada pela Editora Novo Século: Híbrida,
Guardião e Rainha.

11- De todos os seus personagens, qual o seu favorito?
Pergunta difícil... eu gosto muito do Gregório Hallinson, mas não no seu livro de
voz, gosto mais dele como personagem secundário no livro do irmão dele “A
noiva devota”, porque ele é divertido e fica implicando com o Samuel. Fora que
ele é ruivo e amo ruivos!

12- Quantos livros você já escreveu? 
Já escrevi uns trinta livros, mas publicados, tenho 13.

13- Tem planos de escrever mais livros? Pode falar o que planeja?
Sempre. No momento, estou tentando finalizar o último livro da Coleção Família
Hallinson e o terceiro volume da série O Cobiçado. Estou em fase de estudo para
um livro que escreverei à quatro mãos com uma escritora amiga e que é segredo
por enquanto.

14- Escrever mudou alguma coisa na sua vida? O que? 
Mudou muita coisa. Voltar a escrever me tirou de um quadro grave de depressão
e meus leitores me ajudaram a decidir escolher minha saudade (emagreci 90 kg
após fazer a cirurgia bariátrica porque eu não conseguia ficar em pé nas sessões
de autografo).

15- Qual é o seu sonho como escritora/ escritor?
Alcançar o máximo de leitores possíveis e que minhas histórias toquem suas
vidas, possam ser transformadoras de alguma forma.

16- Quais seus medos como escritora/ escritor?
Flopar. Que as obras caiam no esquecimento rs. Ou escrever algo tão ruim que as
pessoas joguem fora, sabe? Haha. Acho que perder a capacidade de escrever
também é um medo enorme.

17- Defina você como escritora?
Não entendi bem o sentido da pergunta. Eu sou romântica, meio temperamental.
Pouco estrategista. Escrevo porque gosto, mas queria que a necessidade também
me motivasse. Odeio injustiças, mas não tenho aptidão para advocacia. E amo
estar perto de quem ama ler.

18- O que acharia se seu livro se tornasse filme? Teria medo de mudarem muito a
história do livro? Ou ia ser um sonho? Quem você ia querer que participasse das
gravações? 
Ter medo faz parte, mas se contratassem meu livro para ser roteirizado eu ficaria
tão feliz que ia pedir pra ajudar e tentaria não deixar mudarem muito. Roteiro e
livro possuem estratégias muito diferentes de trama, talvez precisassem mudar
uma coisinha ou outra, estaria aberta a sugestões.
Eu amaria ter um casting bem poderoso nas gravações: Marina Ruy Barbosa;
Antonio Fagundes sendo o Otcávio no de época; a Patrícia Pilar é meu sonho de
Mical!

19- Fale um pouco do seu livro:
Já que citei o de época na pergunta anterior, falarei de Montanha da Lua e
resumirei as outras séries. Montanha da Lua conta a história de Mical, uma
solteirona que vive em Madascócia (cidade inventada) e que começa a trama
achando que foi sequestrada por um homem grande, ogro, super mau humorado
e que vive isolado em uma cabana no alto da montanha. Esse convívio pode
mudar sua opinião e trazer a verdade à tona, também um sentimento que depois
de ser considerada inapta para o casamento, ela não esperava nutrir. Octávio
Hallinson é um duque, o Duque da Maldição, como é reconhecido. Por culpa de
uma herança familiar, ele e os duques anteriores, acreditam que se casar por
amor é algo que não podem escolher, porque a maldição recolhe a mulher amada
após um ano de matrimonio ou do nascimento do primogênito do casal. Com
medo de amar e perder, ele se isola em sua cabana particular na Montanha da
Lua.
A coleção tem 3 livros e são eles: Montanha da Lua; A noiva devota e Enganando
o futuro Duque. E não é fantasia, é romance de época mesmo.
Trilogia Nefilins: Insônia, Sonhos e Despertar; conta a história da Susana, uma
adolescente que perde os pais muito cedo por culpa de um acidente de carro e
que é assombrada por insônia e pesadelos. De repente, dois garotos misteriosos
surgem em sua vida, levando verdades duvidosas sobre seu passado e sua
verdadeira identidade. Essa trilogia é fantástica, e tem anjos e demônios em sua
trama.
Trilogia Neblina e Escuridão é focada na história de três personagens: Ellene – que
vive em uma alcateia, mas não teve sua primeira transformação em lobisomem e
começa a duvidar sobre suas origens. Milosh: um vampiro antigo, guardião da
coroa e marido da Rainha dos vampiros, que está procurando por ela, pois está
desaparecida há quase cem anos. E Elizabeth III, a rainha, que está vivendo em
cativeiro – alerta de spoiler – e não sabe se sobreviverá.
O Cobiçado: é uma série de livros que foca em um reality show onde vinte e
quatro candidatos (as) disputam o coração do (a) protagonista, podendo no final
ser escolhido (a) para se casar com ele (a). Os dois primeiros protagonistas são da
mesma banda, a Four River, então a história viaja também entre seus shows, suas
vidas particulares e seus problemas.
Encontre-me no passado: falei um pouco quando contei das baratas em uma das
perguntas, por isso vou apenas finalizar dizendo que é um romance com viagem
no tempo. Ele do passado, ela do presente.
Acho que é isso! Agradeço seu carinho e a oportunidade de falar um pouco sobre
a minha carreira. Desejo muito sucesso à você e ao seu IG e a todos que
separaram um tempinho para ler as respostas.

Beijão, Mari Scotti.

Comentários

  1. Oii!! Eu amei conhecer seu blog, mais do seu trabalho e também compartilhar um pouco sobre a minha carreira. Obrigada pela oportunidade! Estou ansiosa pelos comentários relevantes para o sorteio do ebook. Beijo, Mari Scotti

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cotidiano - Valter Amaral

  COTIDIANO -  VALTER AMARAL Motivação, a palavra que vem do Latim e tem como significado mover. Algo que te leva a uma ação, a começar algo ou refletir sobre um assunto. A literalmente mover, a não ficar parado ou no comodismo de como as coisas está ou estão.  Cotidiano. Se eu fosse explicar sobre esse livro com apenas uma palavra seria "Motivação", pode parecer clichê, mas esse livro realmente me fez refletir sobre vários assuntos, como “A Hora de Mudar’ e “O Amanh㔓. Fez-me pensar em coisas que eu nunca tinha parado realmente para analisar. E me fez querer mudar algumas coisas.  Falando de uma maneira mais bruta ou seca desse livro, ele foi escrito por Valter Amaral e publicado pela Editora Kiron em 2020. Conta com 81 páginas e 50 dias ou reflexões. O livro é composto por pequenos e médios textos sobre situações que vivemos no nosso cotidiano. O livro é cheio de referencia, tanto de escritores, filósofos ou filmes, o que deixa o livro mais interessante, rico e

O Sítio no Descobrimento

O Sítio no Descobrimento: Escrito por Luciana Sandroni, o livro O Sítio no Descobrimento, foi publicado pela editora Globo S.A. em 2013. Com 158 páginas o livro conta a aventura da turma do sítio do Pica-Pau amarelo no Descobrimento do Brasil. Os planos de Pedrinho para as férias era ficar lendo e estudando sobre o descobrimento do Brasil e a expedição de Pedro Álvares Cabral, porém a Emília não gostou nenhum pouquinho da ideia de passar as férias estudando e deu o seu jeitinho de animar as coisas, com um pouco de pó de Pirlimpimpim, o sítio inteiro foi parar em 1500. O livro é uma maneira fácil e divertida de estudar e aprender sobre 1500, cartas, caravelas, histórias, os índios, Pedro Álvares Cabral, tudo de um jeitinho animado e simples de entender. O livro possui uma linguagem muito tranquila de entender, sem palavras complexas ou termos complicados. Os personagens são os mais carismáticos possíveis, o que torna a leitura agradável e instigante. Impossível não gostar.

Iconografia de Aparecida

 Iconografia de Aparecida. Significado da palavra iconografia - "escrita da imagem." Escrito pelo Padre Valdivino Guimarães, o livro a Iconografia de Aparecida mostra o estudo e várias reflexões sobre a imagem de Nossa Senhora Aparecida.  Um dos livros tive mais dificuldade para ler, mas também foi um dos mais interessantes e enriquecedor. O livro no meu ponto de vista é um estudo completo, desde a explicação sobre o que é imagem, do que é a iconografia, até a história de Nossa Senhora Aparecida. O livro contém textos e explicações de diversas pessoas que entendem do assunto. Minha parte favorita, é claro, foi a história de Nossa Senhora. A origem da imagem, me deixou muito interessada, pois nunca tinha me perguntado o que tinha acontecido antes da imagem ter sido encontrada no rio. Uma outra curiosidade, que me deixou instigada, foi pensar quem talvez tenha esculpido a imagem de Nossa Senhora antes de ir parar no rio e ser encontrada pelos pescadores. Informações