Pular para o conteúdo principal

Umberto Mannarino

(Foto de Umberto Mannarino, baixado do site A Gazeta)


Entrevista: Escritor Umberto Mannarino. 
Livro: Das Cinzas de Onira
Idade: 23 anos
Cidade: Brasília
Sobre: (texto escrito pelo escritor)
Umberto Mannarino já foi totalmente de exatas. Quando pegou o voo para ir
cursar Química no Japão, nunca pensou que em um futuro próximo se
apaixonaria pela escrita. Hoje com 23 anos, youtuber de educação com mais
de 800 mil seguidores e depois de experimentar vários cursos até se encontrar
na Publicidade, começa a desconfiar de que é só o personagem de uma
história esquisita que ele mesmo gostaria de ter escrito. Para afastar essa
ideia, ele escuta Pink Floyd e escreve. Das Cinzas de Onira é o seu primeiro
livro. Outros virão.

Perguntas:
1- Quando começou a escrever? Teve algum motivo?

a. Faz uns 3 anos aproximadamente. Comecei a escrever por
acaso, e, como muitos outros projetos da minha vida, comecei por
tédio. Tédio e também curiosidade de ver “do que eu seria
capaz”. Acabou que foi uma das atividades de que eu mais
gostei, então pretendo seguir escrevendo sempre.

2- Qual seu assunto preferido de escrever?

a. Fantasia, com certeza. Gosto de histórias fantásticas, mundos
surreais, regras que não se aplicam na vida real.
3- Você escuta música quando está escrevendo? Qual gênero
normalmente escuta?

a. Sempre escuto. Gosto de músicas instrumentais que se encaixem
no “clima” da história. Para escrever o livro em que estou
trabalhando agora, que tem um ar bem tétrico, praticamente
macabro, gosto de escutar músicas de violino como Danse
Macabre e Devil Trill Sonata.

4- Inspirações? Algo de momento? Ou fica planejado muito antes de
escrever? Inspira-se em alguma pessoa?

a. Planejo um pouco antes de começar, mas gosto de deixar
algumas coisas em aberto para que eu mesmo me surpreenda
durante o processo de escrita. Não gostaria de escrever se fosse
um processo puramente mecânico. Sobre inspirações, não tenho
alguém específico, mas sigo as dicas do Stephen King em seu
livro “Sobre a escrita”.

5- Você acha que seu livro te define? Algum dos seus personagens é mais
parecido com você?

a. Acho que em grande parte Onira está dentro de mim. O universo
que eu criei saiu da minha mente, então de certa forma ele define
simbolicamente quem eu sou, do que gosto, etc. Em relação a

personagens, acredito que todos têm algum traço do artista que
os cria, sem exceção.

6- Teve algum bloqueio ou dificuldades quando estava escrevendo?
a. Já tive bloqueio, mas nunca me cobrei a ponto de sofrer por isso.
Se não conseguia escrever em um dia, deixava de lado e voltava
depois. Sem pressão.

7- Você usa alguma estratégia para escrever?

a. Nada que me venha à mente além de ter a disciplina de tornar a
escrita um hábito. Todo dia eu escrevia no mínimo 2000 palavras,
sem exceção.

8- Que programa você usa para escrever?

a. Microsoft Word.

9- Em quais plataformas o seu livro está publicado e disponível para a
venda?

a. Está disponível nas principais livrarias e também em formato
ebook Kindle na Amazon.

10- Como foi a sua decisão para escolher a editora?

a. Após quase 2 anos procurando (sem sucesso) uma editora, dei a
sorte de encontrar um editor da Planeta que conhecia meu
trabalho como youtuber e acreditou no meu potencial como
escritor de fantasia. Eu já havia recebido propostas de editoras
menores, mas decidi esperar um pouco para ver se conseguia
encontrar uma grande editora. Fiz bem em esperar.

11- Você tem algum personagem favorito? Qual?

a. Meu favorito é o major. Ele é totalmente obcecado por regras, o
que chega a muitas vezes ser cômico. Foi o mais divertido de
escrever.

12- Tem plano para escrever mais livros? Pode falar o que planeja?
a. Penso em continuar escrevendo, sim. Gosto muito de criar
histórias de fantasia, com pitadas de surrealismo. Estou
trabalhando em uma segunda história agora, mas por enquanto
não quero entrar em muitos detalhes.
13- Escrever mudou alguma coisa na sua vida? O quê?

a. Mudou radicalmente a minha vida. Se eu não tivesse encontrado
a escrita, provavelmente não estaria tão feliz. Gosto muito do meu
canal do YouTube, de ensinar Matemática, Redação, mas não é o
que eu amo fazer. A escrita é o que me dá força para continuar
trabalhando sempre.
14- Qual seu maior sonho como escritor?

a. Que as pessoas leiam e gostem das minhas obras. Não tenho
uma ambição gigantesca, nem quero ficar milionário escrevendo.
Só de a história se tornar conhecida, já fico imensamente feliz.

15- Qual seu medo como escritor?

a. Não tenho medos. Se não der certo, paciência. Vou continuar
escrevendo de qualquer forma.
16- Defina Umberto Mannarino escritor?

a. Criativo, comprometido e sem pretensão de “ser famoso”. Não me
importo com quantas pessoas conheçam o livro; apenas gosto de
escrever, e espero que a história alcance quem gosta de ler.
17- O que acharia se Das Cinzas de Onira se tornasse filme? Teria medo de
mudarem muito a história do seu livro? Tem algum ator que ia querer muito que
participasse das gravações?

a. Seria incrível! Claro que iria querer dar a minha opinião na
construção do roteiro, mas não acho que me incomodaria se
mudassem alguma coisa. Não conheço tantos atores, então não
tem um nome que me venha à mente.

18- Você tem um canal de educação muito popular no YouTube e também
está fazendo faculdade. Um livro demanda tempo e dedicação. Como você
conseguiu conciliar tudo?

a. Sempre que tinha tempo, eu escrevia. Comecei nas férias, e a
escrita acabou se estendendo por alguns meses letivos. Nos
momentos entre as aulas, eu sempre estava escrevendo, sem
exceção. Gostava tanto que nunca considerei isso um “trabalho”.
19- Você esperava a quantidade de pessoas que leram o seu livro e a
quantidade de mensagens que você recebe sobre seu livro?

a. Não esperava que seriam tantas pessoas. No início do ano fiz
uma promoção em que dava minhas apostilas para o ENEM a
quem comprasse o livro na pré-venda, e foi uma ótima ideia.
Muitas pessoas aderiram, e todo mundo saiu ganhando. Ao longo
dos meses, tenho recebido depoimentos de quem leu a história.
Felizmente as pessoas estão gostando bastante.

20- Como se sente sabendo que você inspira muitas pessoas? Tanto
alunos como quem sonha em se tornar escritor?

a. Fico muito feliz em saber que consigo ajudar. Ultimamente tenho
me sentido menos pressionado no canal, então consigo parar e
refletir sobre tudo que construí ao longo dos últimos 8 anos. É
gratificante ver que pude crescer profissionalmente fazendo algo
de valor.

21- O livro Das Cinzas de Onira nos prende já no começo com ela no
hospital e depois indo para casa dos tios. Muito mistério rodeia Olívia, e os
personagens são marcantes por não serem tão “comuns”, como as baratas e
javalis. Como surgiu todo esse mundo mágico e misterioso? Algum sonho? Ou
simplesmente alguma coisa que viu?

a. Não me inspirei em sonhos para essa história. Minhas inspirações
mais diretas foram outras histórias, como Alice no País das
Maravilhas, O Labirinto do Fauno, Coraline, A Viagem de Chihiro
e As Crônicas de Nárnia.

22- Fale um pouco do seu livro:

a. Não tenho muito a acrescentar além de desejar uma boa leitura a
quem tiver se interessado pela história. Segue a sinopse do livro:
Nada neste livro é o que parece. Preste atenção nas entrelinhas.
Cada detalhe da história é um mundo novo que se abre! Olívia
perdeu a memória em um incêndio que encobriu seu passado em
um turbilhão de perguntas sem resposta. A imagem de seus pais,
lembranças antigas, tudo foi apagado de sua mente. Agora,
recuperando-se na casa dos tios, ela descobre uma passagem
secreta para Onira, um mundo em que tudo parece ter misteriosa
relação com sua vida antes do acidente. Com a ajuda de um
pelotão de criaturinhas uniformizadas, um peixe de monóculo e
um enorme boneco de pano, Olívia decide explorar essa
realidade para desvendar seus enigmas e encontrar o caminho de
volta. Mas a jornada é perigosa: fantasmas, aranhas, aves de
fogo... Ela enfrentará desafios inimagináveis para decifrar esse
novo mundo, na esperança de assim recuperar a memória e
compreender a verdade sobre o dia do incêndio. E uma voz em
sua mente não se cala: Onira é real? Ou só fruto da imaginação?
Qual a relação desse mundo com o seu passado?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cotidiano - Valter Amaral

  COTIDIANO -  VALTER AMARAL Motivação, a palavra que vem do Latim e tem como significado mover. Algo que te leva a uma ação, a começar algo ou refletir sobre um assunto. A literalmente mover, a não ficar parado ou no comodismo de como as coisas está ou estão.  Cotidiano. Se eu fosse explicar sobre esse livro com apenas uma palavra seria "Motivação", pode parecer clichê, mas esse livro realmente me fez refletir sobre vários assuntos, como “A Hora de Mudar’ e “O Amanh㔓. Fez-me pensar em coisas que eu nunca tinha parado realmente para analisar. E me fez querer mudar algumas coisas.  Falando de uma maneira mais bruta ou seca desse livro, ele foi escrito por Valter Amaral e publicado pela Editora Kiron em 2020. Conta com 81 páginas e 50 dias ou reflexões. O livro é composto por pequenos e médios textos sobre situações que vivemos no nosso cotidiano. O livro é cheio de referencia, tanto de escritores, filósofos ou filmes, o que deixa o livro mais interessante, rico e

O Sítio no Descobrimento

O Sítio no Descobrimento: Escrito por Luciana Sandroni, o livro O Sítio no Descobrimento, foi publicado pela editora Globo S.A. em 2013. Com 158 páginas o livro conta a aventura da turma do sítio do Pica-Pau amarelo no Descobrimento do Brasil. Os planos de Pedrinho para as férias era ficar lendo e estudando sobre o descobrimento do Brasil e a expedição de Pedro Álvares Cabral, porém a Emília não gostou nenhum pouquinho da ideia de passar as férias estudando e deu o seu jeitinho de animar as coisas, com um pouco de pó de Pirlimpimpim, o sítio inteiro foi parar em 1500. O livro é uma maneira fácil e divertida de estudar e aprender sobre 1500, cartas, caravelas, histórias, os índios, Pedro Álvares Cabral, tudo de um jeitinho animado e simples de entender. O livro possui uma linguagem muito tranquila de entender, sem palavras complexas ou termos complicados. Os personagens são os mais carismáticos possíveis, o que torna a leitura agradável e instigante. Impossível não gostar.

Iconografia de Aparecida

 Iconografia de Aparecida. Significado da palavra iconografia - "escrita da imagem." Escrito pelo Padre Valdivino Guimarães, o livro a Iconografia de Aparecida mostra o estudo e várias reflexões sobre a imagem de Nossa Senhora Aparecida.  Um dos livros tive mais dificuldade para ler, mas também foi um dos mais interessantes e enriquecedor. O livro no meu ponto de vista é um estudo completo, desde a explicação sobre o que é imagem, do que é a iconografia, até a história de Nossa Senhora Aparecida. O livro contém textos e explicações de diversas pessoas que entendem do assunto. Minha parte favorita, é claro, foi a história de Nossa Senhora. A origem da imagem, me deixou muito interessada, pois nunca tinha me perguntado o que tinha acontecido antes da imagem ter sido encontrada no rio. Uma outra curiosidade, que me deixou instigada, foi pensar quem talvez tenha esculpido a imagem de Nossa Senhora antes de ir parar no rio e ser encontrada pelos pescadores. Informações